sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Levante*: Microcosmo maduro

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)

* Esclarecimento: O filme mudou de nome entre sua exibição na Mostra de São Paulo e sua estreia comercial. O novo título escolhido foi Juan e a Bailarina.

Como incontáveis outros filmes, O Levante (La sublevación) usa a chegada de um forasteiro para mostrar uma sociedade fechada em si. No caso, um asilo. Tal tática é muito conveniente para facilitar a apresentação dos personagens, já que o próprio espectador também é um forasteiro.

A “estranha no ninho” é Alícia, que acaba de perder o filho e é abandonada pela nora na casa de repouso. Lá ela terá de lidar com a saudade que sente do neto e conviver com outros idosos.

Antes que o leitor ache o roteiro sem originalidade, não é apenas pelos olhos da forasteira que os personagens são apresentados. Há uma cena, em que se lê o testamento e partilham-se os bens de uma das moradoras do asilo, para trazer novas figuras para o cenário. Além disso, a cena estabelece o tom de humor dessa comédia dramática.

A aparente paz do local é perturbada por dois elementos. Primeiramente, a notícia que chega pela televisão de que Jesus foi clonado torna-se o assunto da vez. Fora dos assuntos do Vaticano, a preocupação mais próxima aos personagens são as férias da enfermeira Rosa.Em seu lugar é deixado o filho dela, apelidado de A Bruxa por causa da forma nada amistosa com que ele trata os moradores do asilo.

A questão da clonagem de Jesus funciona como a força-motriz do enredo. Os personagens estão sempre curiosos em saber os desdobramentos da notícia. O problema é que um assunto tão polêmico não pode ser deixado apenas como motivador da história central. Corre-se o risco de que o interesse do público fique deslocado.

Como em Almoço em Agosto, por exemplo; O Levante aposta no carisma da terceira idade para que a atenção seja dedicada a seus personagens.

O Levante (La sublevación)
Roteiro e Direção: Raphael Aguinaga
Elenco: Hugo Alvarez, Lidia Catalano, León Dogodny, Vilma Ferrán, Juan Carlos Galván, Arturo Goetz, Pablo Lapadula
Duração: 90 minutos
País: Brasil, Argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário