sexta-feira, 25 de maio de 2012

Causos de Cinema: O Caminho: Muitas Vias

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

A seção Causos de Cinema relata acontecimentos que vão além do filme na experiência de ir ao cinema.


Depois de terminada a sessão de O Caminho (El Camino) no Nossas Américas Nossos Cinemas (acompanhe a cobertura completa do evento aqui), uma estudante de cinema comentou que tinha chegado atrasada à projeção e só tinha conseguido ver as duas últimas cenas. Pelo pouco que tinha assistido, suspeitava se tratar de um filme muito bom.

Eu, que assisti a produção do começo ao fim, concordei com as qualidades do desfecho. Há nele imagens impactantes, metáforas ricas em uma sequência bem pensada.


Por outro lado, precisei discordar da qualidade do filme como um todo. A história apresentada é sobre uma menina (Sherlin Paola Velásquez) que foge de casa com seu irmão mais novo (Marcos Ulises Jiménez). O objetivo da viagem é atravessar a fronteira internacional e ir buscar a mãe. Na verdade, a trama é apenas um pretexto para que a protagonista encontre personagens e situações.

A variedade desses encontros é tão grande quanto as propostas narrativas e estéticas aglutinadas em O Caminho. O filme parece indeciso em seguir uma linha constante. O ritmo lento e essa bagunça de linguagens tem um alto potencial sonífero e frustrante. A coerência e a síntese passam longe dessa produção.

A experiência vivida no encontro de realizadores em Sobral mostrou o quanto a parte pode mentir sobre o todo. Não são apenas um punhado de cenas bonitas desconexas que compõem um grande filme.


O Caminho (El Camino)
Roteiro e Direção: Ishtar Yasin Gutierrez
Elenco: Sherlin Paola Velásquez, Juan Borda, Morena Guadalupe Espinoza, Marcos Ulises Jiménez, Cornelio Flores Meza
Duração: 90 minutos
País: Costa Rica

Nota: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário