sábado, 16 de junho de 2012

Lume: Curtas nacionais

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Confira a cobertura do Festival Lume de Cinema aqui.


Qual Queijo Você Quer?

O curta catarinense mostra um surto isolado de Margarete (Amélia Bittencourt, de Nosso Lar), uma idosa que mora com o marido (Henrique César, de Caras e Bocas) em um pequeno apartamento no centro da cidade. Ela reclama dos vários sonhos da juventude que o casal nunca realizou e tenta achar uma maneira de escapar do presente tedioso.

Os atores estão bem e a história apresenta conflitos silenciosos que podem fazer parte de muitas vidas. O som falha em algumas falas e a direção escolhe enquadramentos tediosos, talvez numa alusão ao sentimento dos personagens.

Roteiro e Direção: Cíntia Domit Bittar
Elenco: Amélia Bittencourt, Henrique César
Duração: 11 minutos
País: Brasil

Nota: 6

Qual Queijo Você Quer? foi visto no Festival do Rio 2011.



Uma, Duas Semanas

Um aposentado mora sozinho e mantém uma rotina bem estabelecida. Ele recebe a visita do filho, que vai ao Rio de Janeiro fazer um teste para participar de um musical. O idoso sente-se incomodado com o intruso.

O curta oferece vários alguns vazios narrativos para que o espectador complete com sua própria imaginação. A ideia é vislumbrar a sensação de se ter uma menta na qual não se pode confiar.

Direção: Fernanda Teixeira
Roteiro: Fernanda Teixeira, Ismar Tirelli Neto
Elenco: Sílvio Matos, Pedro Monteiro, Bruno Trento, Ronaldo Júlio, Abelardo de Carvalho
Duração: 17 minutos
País: Brasil

Nota: 7


Dizem que os Cães Veem Coisas

Sem um protagonista para acompanhar, o filme mostra uma festa de gente rica, a beira da piscina. Usa-se imagens coloridas em excesso, como uma publicidade do estilo de vida. A crítica social está incluída nessa opção e em cada detalhe da obra, no comportamento dos personagens ou nos fragmentos de falas que podemos escutar.

O curta cearense fecha muito bem ao escolher uma canção de Falcão para acompanhar os créditos finais. Trata-se de uma crítica ao estrato social apresentado, mas também uma piada elegantemente irônica com o uso de uma peça propositalmente brega.

Roteiro e Direção: Guto Parente
Elenco: vários
Duração: 12 minutos
País: Brasil

Nota: 9


Nenhum comentário:

Postar um comentário