segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rânia X Irmão: Além do talento

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Existem pessoas que são contra projetos assistencialistas por eles não criarem “condições plenas de igualdade”. Há várias manifestações nas redes sociais que comparam o salário ganho honestamente com as “ajudas para vagabundos” concedidas pelo governo. Para esse público, o II Festival Lume ofereceu ao menos duas oportunidades de ver o outro lado da questão.

A personagem título de Rânia é uma jovem dançarina de Fortaleza interpretada por Graziela Felix. De origem pobre, ela tem de usar muito jogo de cintura para conseguir levar adiante o sonho de participar de uma companhia de dança profissional. Um dos obstáculos mais próximos da menina é a falta de apoio da família. Logo no começo do filme, a mãe pede a Rânia que ela se atrase para o ensaio para poder ajudá-la.

O longa acredita na força da protagonista e conta a história por fragmentos, em uma economia narrativa acima da média. Também há fé no talento da dançarina, tanto que as cenas de dança não trazem grandes movimentos de câmera.


A mesma tática pode ser vista em Irmão (Hermano), mas nos campos de futebol. Como em Rânia, usa-se atores estreantes e eles dão conta do recado.

Gato (Fernando Moreno) é um garoto pobre com grande potencial para se tornar um jogador de futebol. Ele é tão apaixonado pelo esporte que toda noite usa uma bola como travesseiro. De manhã, ele faz abdominais na frente da televisão, que exibe gols da seleção venezuelana.

O rapaz tem o apoio familiar, mas os vários problemas ao seu redor dificultam seu caminho até um time profissional. Gato convive com violência na favela onde mora, testemunha garotas que engravidam e são abandonadas, e outras mazelas.

As semelhanças com a realidade e o amor futebolístico no Brasil são notáveis. No final, Irmão torna-se uma mistura de Linha de Passe com Bróder.

Rânia
Direção: Roberta Marques
Roteiro: Luisa Marques, Roberta Marques
Elenco: Graziela Felix, Mariana Lima, Nataly Rocha
Duração: 85 minutos
País: Brasil

Nota: 6

Irmão (Hermano)
Direção: Marcel Rasquin
Roteiro: Rohan Jones, Marcel Rasquin
Elenco: Fernando Moreno, Eliú Armas, Beto Benites, Gonzalo Cubero, Marcela Girón
Duração: 97 minutos
País: Venezuela

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário