sábado, 2 de junho de 2012

White Mercenary X Além das Montanhas: Relatos pessoais

por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Está cada vez mais em voga entre os documentários transformar experiências pessoais em filmes, como fez recentemente Lucia Murat com Uma Longa Viagem. No Olhar de Cinema há pelo menos dois exemplos dessa tendência intimista.

Em I Am White Mercenary ("Eu Sou Mercenário Branco", em tradução literal), Saied Jaf defende-se das acusações de que ele teria participado do genocídio de Anfal, no Iraque. Ele percorre várias localidades atrás de pessoas cujas vidas ele salvou na época do massacre.

O problema do documentário é que ele é repetitivo demais. Os relatos são muito parecidos e não há informações novas sendo entregues com constância. Por outro lado, há uma grande consciência cinematográfica, com enquadramentos interessantes e uma direção de fotografia elogiável.


Apesar de contar uma história aparentemente menor, Para Além das Montanhas (Yama No Anata) tem um roteiro mais equilibrado. Aya Koretzky conta sua experiência de imigrante japonesa em Portugal. Grande parte do filme é composta por arquivos de vídeo de seus pais e por cartas trocadas com o Japão.

Assim como Tokiori, o filme não consegue discutir algumas contradições dos imigrantes japoneses. Os pais de Aya nunca falam sobre a possibilidade de voltar ao Japão e mesmo assim ela é matriculada em uma escola japonesa. Uma atitude que não colabora para a adaptação da menina no novo país.

Espera-se que essa discussão necessária possa ser travada em breve no cinema.

I Am White Mercenary (Man Yek Mozdore Sefid Hastam)
Roteiro e Direção: Taha Karimi
Elenco: Saied Jaf
Duração: 63 minutos
País: Iraque

Nota: 5

Para Além das Montanhas (Yama No Anata)
Roteiro e Direção: Aya Koretzky
Elenco: Aya Koretzky
Duração: 59 minutos
País: Portugal

Nota: 6

I Am White Mercenary e Para Além das Montanhas foram assistidos no Olhar de Cinema (Curitiba, PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário