sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Comunicurtas: Mostra Brasil

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Para acompanhar a cobertura completa do Comunicurtas, clique aqui.

Dique

Com planos longíssimos, o curta se vale de imagens da orla de Olinda para fazer comparações entre a vida marinha e a sociedade. Com a extensão máxima optada, a força do discurso se dilui e se perde o impacto procurado.

A impressão que se tem é de que a produção poderia fazer muito mais sentido como parte de uma instalação. O curta cairia bem como parte de uma obra maior em uma exposição de artes plásticas. Em um festival de cinema, o resultado é torturante.

Roteiro e Direção: Adalberto Oliveira
Elenco: -documentário-
Duração: 19 minutos
País: Brasil

Nota: 3

Estrada

Dois homens caminham no meio do mato com um propósito diferente de apenas fazer trilha e apreciar o contato com a natureza. O objetivo dos personagens é revelado aos poucos ao espectador por meio de flashbacks.

A direção de fotografia faz um belo trabalho para diferenciar os dois tempos narrativos que se intercalam. O passado é mais obscuro e o presente mais colorido. A diferença na paleta de cores dá pistas dos acontecimentos.

A estrutura de pular do presente para o passado é usada à exaustão. Felizmente a dramaturgia é envolvente e o vai-e-vem é perdoado.

Direção: Marcel Kunzler
Roteiro: Marcel Kunzler, Bernardo de Almeida Turela
Elenco: Leonardo Machado, Charlie Severo
Duração: 21 minutos
País: Brasil

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário