terça-feira, 9 de outubro de 2012

Algumas Horas de Primavera*: A arte de se conter

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Algumas histórias trazem em si emotividade tamanha, que para tocar o coração do ouvinte não é necessária muita ajuda. Quando esses enredos se desenvolvem no escurinho do cinema o cuidado que se deve tomar é de não extrapolar e passar do ponto com trilha lacrimosa ou flashbaks redundantes. Algumas Horas de Primavera (Quelques heures de printemps) não cai em nenhuma dessas armadilhas.

Alain (Vincent Lindon, de A Criança da Meia Noite) acabou de sair da prisão e vai morar com sua mãe idosa (Hélène Vincent, de O Sol sobre as Nuvens). A convivência é difícil e brigas homéricas acontecem com muita frequência. O elemento emotivo aparece quando é revelado que Yvette sofre de um câncer agressivo.


Com já foi feito pelo britânico Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez? (2007) e pelo italiano A Primeira Coisa Bela, a mensagem da fita francesa é de que família só se dá bem quando há aceitação das falhas de caráter de seus membros. Nos três filmes, essa consciência se dá no leito de morte. Assim, tanto Alain quanto Yvette tomam atitudes que seriam consideradas dramaticamente imperdoáveis fora do discurso de aceitação.

O que difere Algumas Horas de Primavera dos outros exemplos é que o filme discute o delicado assunto da eutanásia. Esse é mais um aspecto complicador, que poderia render em apelação total mais para o desfecho.

A saída encontrada foi escolher muito bem quando colocar trilha musical. Outro recurso de contenção emotiva foi a decupagem (posições de câmera e número de cortes). Com tomadas longas com uma câmera que se resume a acompanhar a ação sem afetações, o trabalho de emocionar fica todo para a força do enredo e para o talento dos atores. Com essa receita, tem-se um drama de primeira linha.


Algumas Horas de Primavera (Quelques heures de printemps)
Direção: Stéphane Brizé
Roteiro: Stéphane Brizé, Florence Vignon
Elenco: Vincent Lindon, Hélène Vincent, Emmanuelle Seigner, Olivier Perrier
Duração: 108 minutos
País: França

Nota: 8

* Algumas Horas de Primavera foi visto no Festival do Rio 2012. Quando foi lançado nos cinemas, recebeu o título de Uma Primavera com Minha Mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário