segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Silêncio na Neve: Mais do que história

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Em muitas ocasiões, professores de História indicam a seus alunos alguns filmes. A ideia é que a ajuda visual fixe os conhecimentos na mente dos pupilos. Silêncio na Neve (Silencio en la Nieve) não é um exemplo de recomendação de professor, apesar de seu enredo se passar durante a Segunda Guerra Mundial.

Não há atores na pele de figuras históricas ou a dramatização de batalhas decisivas. O filme segue a investigação de Arturo (Juan Diego Botto, de Roma, Um Nome de Mulher), um ex-policial que virou soldado no conflito. Ele deve revelar quem assassinou outro soldado espanhol. Na pele do cadáver foi entalhado “Deus está olhando” no peito.


A investigação é a mola propulsora do filme, mas há também o objetivo de mostrar os bastidores da guerra, na visão dos combatentes anônimos. Por essa razão, há algumas cenas desnecessárias, principalmente às que narram o caso amoroso que Arturo tem com uma russa, moradora da região em que os espanhóis e alemães estão acampados.

Por outro lado, o roteiro mostra inteligência ao abordar essas questões secundárias de forma leve no começo de Silêncio na Neve. Conforme a trama principal se desenvolve, é dado mais espaço para as cenas desnecessárias aparecerem. Assim, garante-se que o espectador estará atento enquanto percebe que uma guerra é mais do que apenas o combate.

No entanto, a missão do longa seria totalmente falha se não houvesse interesse pela investigação criminal. Felizmente cada nova pista para solucionar o caso é bem colocada no roteiro para manter o nível de curiosidade calibrado. Dessa forma, Silêncio na Neve entretém ao mesmo tempo em que seu discurso é entregue.

Silêncio na Neve (Silencio en la Nieve)
Direção: Gerardo Herrero
Roteiro: Nicolás Saad
Elenco: Juan Diego Botto, Carmelo Gómez, Víctor Clavijo, Alex Spijksma, Andrés Gertrúdix, Francesc Orella, Adolfo Fernández, Javier Mejía
Duração: 114 minutos
País: Espanha, Lituânia

Nota: 6

Silêncio na Neve foi visto na Mostra 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário