quinta-feira, 28 de março de 2013

Dentro da Casa: O voyeur do voyeur

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Bem antes do sucesso dos reality shows, o cinema já explorava o voyeurismo inerente ao ser humano. Daí o fascínio por filmes como Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock.

A questão é lavada ao extremo no longa Dentro da Casa (Dans la maison). Nele, o diretor François Ozon (Potiche – Esposa Troféu) explora o tema com sua assinatura psicológica.

Um professor de literatura (Fabrice Luchini, de As Mulheres do Sexto Andar) está desgostoso com uma profissão até que começa a ver as redações de Claude (Ernst Umhauer, de O Monge). O aluno prova ter talento na escrita, ao descrever seu relacionamento com a família de um colega de escola (Bastien Ughetto).


Germain quer que o aluno continue escrevendo, mas isso significa estimular o rapaz a continuar se intrometendo na rotina. Eis o conflito ético do professor.

O voyeurismo é exposto no filme em camadas. Primeiramente há a curiosidade de Claude, que se infiltra na família e ouve conversas as quais não é convidado. Depois, há o interesse de Germain, que estimula a escrita do aluno para saciar seu desejo.

Finalmente, há o voyeur em cada espectador de Dentro da Casa. Como não fica claro o quanto Claude observa e o quanto inventa em suas redações, cria-se uma armadilha perfeita que captura nossa curiosidade.

Eis o golpe de mestre de Ozon.

Dentro da Casa (Dans la maison)
Roteiro e Direção: François Ozon
Elenco: Fabrice Luchini, Ernst Umhauer, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle Seigner, Denis Ménochet, Bastien Ughetto
Duração: 105 minutos
País: França

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário