sexta-feira, 29 de março de 2013

Fogo na Bomba: O Último Elvis: Pistas demais

A seção Fogo na Bomba é destinada a discutir os finais de filmes. Portanto, só prossiga se não tiver problemas em sabê-lo...

Spoilerômetro: • (?)


Em muitos filmes os espectadores têm a clara noção do que ocorrerá no desfecho. Nesses casos, o interesse se dá em saber como tais acontecimentos se desenrolarão. É exatamente isso que se passa em O Último Elvis (El último Elvis).

Carlos (John McInerny) ganha a vida como operário, mas seu amor é a música de Elvis Presley. Apesar de não ser parecido fisicamente com o Rei do Rock, ele faz shows em que imita o ídolo, uma vez que sua voz é bem potente. As cenas de apresentações são um dos presentes que o filme dá aos fãs do cantor.

O roteiro tem pistas de que a dedicação de Carlos a Elvis é extrema, tanto que ele gosta que as pessoas o chamem pelo nome do cantor. Conforme a gradação do enredo se desenvolve, quem conhece um pouco da vida de Elvis logo perceberá o que Carlos planeja. Ele irá cometer suicídio para se igualar a seu ídolo.


Tudo começa quando Carlos afirma à sua ex-mulher (Griselda Siciliani) que está deliberadamente ganhando peso, apesar de já ser um homem gordo. Ele quer ter o mesmo tipo de físico do ídolo na ocasião de sua morte. A partir daí sua fantasia é cada vez mais intensa, ao ponto de começar a chamar a mãe de sua filha de Priscila.

A única ressalva que se faz nesse jogo é a redundância sobre a idade em que Elvis morreu. Quando chega aos Estados Unidos, Carlos celebra seus 42 anos sozinho em um restaurante. Poucas cenas depois, quando está a caminho de Graceland, um vídeo no ônibus anuncia que Elvis faleceu também aos 42 anos. Tal informação poderia ser omitida e deixada para que o público a conferisse após a sessão, se assim desejasse.

Apesar desse exagero pontual, O Último Elvis é uma bela e triste história de devoção, com um teor psicológico interessante.

O Último Elvis (El último Elvis)
Direção: Armando Bo
Roteiro: Armando Bo, Nicolás Giacobone
Elenco: John McInerny, Griselda Siciliani, Margarita Lopez
Duração: 91 minutos
País: Argentina

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário