quarta-feira, 24 de abril de 2013

Homem de Ferro 3: Resquícios

 por Guilherme Kroll

Spoilerômetro:  (?)


Após os eventos de Os Vingadores, Tony Stark (Robert Downey Jr., de Sherlock Holmes 2) tenta voltar à sua vida normal ao lado de Pepper Potts (Gwyneth Paltrow, de Contágio), mas o medo de deixar algo ruim acontecer com sua amada somado a uma sucessão de erros no passado o colocam mais uma vez numa batalha contra terroristas.

No presente momento, o subgênero dos super-heróis tem produzido filmes bons e divertidos todos os anos, representando uma receita forte para estúdios e gerando um público fiel e empolgado. Há alguns anos a Marvel vem se sedimentando nesse contexto especialmente com os filmes interligados dos Vingadores, que ao mesmo tempo dividem um universo, mas geram produções completamente auto-contidos.

Homem de Ferro 3 (Iron Man 3) é o primeiro filme pós Os Vingadores e que, em tese, abre caminho para Os Vingadores 2 (2015). No longa, Tony Stark agora está às voltas com a ameaça do Mandarim (Ben Kingsley, de O Ditador) e da IMA, ao mesmo tempo que tem que lidar com ataques de pânico, decorrente o trauma dos eventos mostrados na reunião dos super-heróis.


Mesmo com as referências, não é necessário ter visto nenhum filme anterior pra apreciar este. É uma história simples e despretensiosa, muito mais voltada para o público infantil que as anteriores.

Dessa vez Tony não lida mais com os excessos da bebida e dos seus poderes, mas com os tais ataques de pânico. Há humor meio pastelão, com as armaduras tropeçando e o vilão soltando puns. Tem até mesmo um parceiro-mirim para Tony, que o ajuda quando ele está com fugindo da IMA.

No espaço reservado ao antagonismo, saem os vilões sérios e o militarismo dos filmes anteriores, e entra um afetado Guy Pearce (Prometheus), que faz um inimigo cujas motivações de cientista louco beiram o absurdo. Seus planos envolvem de algum jeito matar o presidente e se colocar no controle da nação. Já Ben Kingsley faz um ótimo Mandarim, aqui apenas um testa-de-ferro, um papel muito menor do que o arqui-vilão que é nos quadrinhos.


O ponto alto do filme são as participações da linda Rebecca Hall (O Dobro ou Nada), uma cientista também envolvida com o passado e o presente de Tony Stark. Dessa vez a Shield não dá as caras e não vemos outros dos Vingadores, mas há uma cena depois dos créditos que reserva uma participação especial.

A direção, no geral, é competente, assinada por Shane Black (Beijos e Tiros), mas não é especialmente marcante. O trabalho de Jon Favreau (Cowboys e Aliens) era melhor, mas aqui ele ficou apenas com a produção e uma ponta no começo do filme.

Resumindo, Homem de Ferro 3 é um filme divertido, mas não é, nem de longe o melhor da franquia. Vale como uma boa “Sessão da Tarde”.


Homem de Ferro 3
Direção: Shane Black
Roteiro: Shane Black, Drew Pearce
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Rebecca Hall, Don Cheadle, Guy Pearce, Ben
Kingsley e Jon Favreau
Duração: 130 minutos
País: EUA, China

Nenhum comentário:

Postar um comentário