domingo, 3 de junho de 2012

Olhar de Cinema: Mirada Paranaense

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Acompanhe a cobertura completa do evento aqui.


Entre Cá e Lá

Parte da série Caminhos (SESCTV), o filme mostra a rotina de um grupo de garotas que precisam atravessar um rio para chegar à escola. O documentário apresenta as personagens e a situação quase que exclusivamente com as imagens. Mais para o final, há a fala de uma das jovens sobre seus anseios amorosos e sobre a amizade com as outras garotas.

O maior mérito do curta está em conseguir abdicar do verbo por tanto tempo sem perder o dinamismo. O uso do cenário na tela funciona e cria a impressão de que a duração é menor.

Direção: Heloísa Passos
Roteiro: Beatriz Seigner
Elenco: -documentário-
Duração: 18 minutos
País: Brasil

Nota: 7


In

O relato de um abuso sexual infantil é acompanhado por imagens de arquivo e cenas construídas especialmente para o filme. Por se tratar de um tema tão delicado e dramático, a opção estética faz sentido. A sobriedade da protagonista impressiona e a importância de tratar desse sério assunto é louvável.

O roteiro consegue equilibrar a narração do terrível ocorrido com o compartilhamento dos sentimentos da depoente e da família. Tudo isso sem apelar para emotividade barata ou fetiches.

Direção: Bruno de Oliveira
Roteiro: Bruno de Oliveira, Débora Vecchi
Elenco: -documentário-
Duração: 10 minutos
País: Brasil

Nota: 8


O Descarte

A animação é uma grande mistura de referências e linguagens. Para realizadores e apreciadores do gênero (além de quadrinistas) é um prato cheio. No entanto, há momentos em que parece estar diante da apresentação do portfólio dos animadores.

A história começa em uma cena de sexo em que a mulher tenta esfaquear o parceiro, o que imediatamente remete a Instinto Selvagem (1992). Depois há momentos em que somos levados aos universos de Tarantino, Zack Snyder e até toques de filme noir.

O roteiro consegue uma reviravolta final para mostrar que a dramaturgia do curta não é apenas um suporte para o virtuosismo.

Direção: Carlon Hardt, Lucas Fernandes
Roteiro: Carlon Hardt, Lucas Fernandes, Vânia Mezzadri
Elenco: -animação-
Duração: 17 minutos
País: Brasil

Nota: 7


Ovos de Dinossauro na Sala de Estar

O melhor curta do programa apoia-se sem medo em sua excêntrica protagonista. Ragnhild Borgomanero é uma alemã de 77 anos que vive no Brasil. Ela e seu finado marido italiano têm a maior coleção privada de fósseis da América Latina.

O filme permite que o relato dela tome as rédeas. Para deixá-la brilhar, a câmera fica estática e o cenário da casa onde Ragnhild vive complementa a aura inusitada que permeia o curta.

Roteiro e Direção: Rafael Urban
Elenco: Ragnhild Borgomanero
Duração: 12 minutos
País: Brasil

Nota: 8


Se Você Deixar o Coração Bater sem Medo

O filme experimental narra a história de amor entre duas mulheres. Há o relato de uma delas enquanto a câmera passeia pelo cenário urbano, sem preocupação de sintonizar imagem e sons.

Por se tratar de uma narrativa envolvente, fica a vontade de se realmente visualizar os acontecimentos contados, ao contrário do que acontece com In (ver acima). Dessa forma, o curta com ares de videoarte tem potencial de frustrar a plateia.

Roteiro e Direção: Tamíris Spinelli
Elenco: Bárbara Felice, Ana Beatriz Figueiredo, Maria Carolina Jardim
Duração: 7 minutos
País: Brasil

Nota: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário